“Papo Editorial” com Pedro Almeida

“Papo Editorial” com Pedro Almeida

21-09-21 | Notícias | Faro Editorial |

Analisando catálogos internacionais

Sempre vejo que existe uma enorme curiosidade dos leitores de como nós descobrimos autores internacionais. Hoje vou contar um pouco dessa “garimpagem”.

Um mês antes de cada grande feira de negociação de direitos autorais – Frankfurt, Londres e Bologna (especialmente), agentes e editoras preparam suas listas de livros e manuscritos para apresentar a editores de todo o mundo. E neste momento, estamos há um mês da feira de Frankfurt, que será virtual.

Nessa época, os editores que analisam os catálogos deixam de ter vida social. É o momento de parar de responder mensagens e fazer postagens nas redes sociais. O trabalho é hardcore, afinal, nenhum editor quer deixar de pedir um livro importante.

O primeiro passo é fechar o flanco, como diria Sun Tzu. Fazer a peneira dos títulos que estão no escopo de seu interesse. Depois, ir reduzindo o número numa segunda peneirada por aspectos comerciais, feeling, interesses da editora… Chegando nesse ponto, é o momento de pedir os livros para analisar. Nas empresas gigantes, esse trabalho pode ser feito por colaboradores externos.

A velocidade é a maior arma nessa fase. Quem for mais rápido na análise faz a primeira oferta. Quem faz a primeira oferta sempre tem a chance de “levar” o livro, pois se o livro receber ofertas de outras editoras, quem fez a primeira sempre será ouvido ao final.

Dito isso agora é correr. Costumo dizer que há algumas vantagens de envelhecer (desvantagens há inúmeras e vocês não estão aqui para uma lista extensa de lamentações).

As duas principais são: primeiro você descobre que o mundo não foi feito para te agradar. Que as coisas que parecem “cair” no seu colo nem sempre são fruto de uma estrela, e começa a desconfiar se realmente aquela sorte, aquele convite que soa maravilhoso, aquele presente inusitado não traz algo estranho, amargo ou pode lhe colocar numa situação difícil. Segundo, com o passar do tempo, na atividade editorial (edição, revisão, tradução), você passa a fazer o trabalho com mais agilidade. Enquanto em muitas carreiras as pessoas se tornam obsoletas com 50/60 anos, na editorial, a cultura que se acumula com a vida e as leituras nos tornam mais aptos a avaliar, revisar, editar e traduzir um texto com mais rapidez, qualidade e segurança com o passar dos anos.

De setembro a outubro, tenham paciência com os editores. Eu já tenho minha caixinha de remédios. Deixo uma outra ao lado da mesa de trabalho, só para humor. Para quem tem contraindicações, uma bebida forte sempre ajuda. Como sou adepto à profilaxia, uso as duas formas. Quando receber um áudio ou resposta telegráfica de um profissional dessa área, ou mesmo com erros de português ou texto truncado, faça um esforço e imagine aquela resposta quase como um romance. Ok. Exagerei já me prevenindo do tanto de emoji. Anote: uma frase é um parágrafo. Um áudio é um capítulo, e um emoji é um “já vi e tá bom pra mim, não preciso responder e, por favor, não responda ao meu emoji”. Fiz isso como um “Câmbio, desligo”.

Medicação à parte, é um momento de grande intensidade. Vocês imaginam o que é passar a noite tentando ler vários textos e buscar aquele que soa genial? Ou acordar pensando que está em sua caixa postal o novo livro de um autor que você ama e não há uma editora que o arrematou e você pode fazê-lo? Sim… é emocionante. Na madrugada de sábado para domingo vivi essa aventura. Recebi esse tipo de livro sexta à noite. Estava ansiosíssimo. Peguei o livro pra ler e foi melhor que meus boa-noite cinderelas. Tive de tomar café três vezes para não dormir. Uma frustração só.

Lembram que falei das vantagens de envelhecer? “Laranja madura na beira da estrada, ou tá podre ou tá bichada”. Com livro de autor best-seller não comprado numa avidez é assim também. Não ache que você foi o único que viu o sucesso antes de todo o planeta. Pode acontecer? Pode, mas sempre duvide de sua estrela da sorte. Se fizer assim, a estrela de verdade pode surgir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo