Edição do clássico “1984” de George Orwell expõe os personagens autoritários que inspiraram sua escrita

Edição do clássico “1984” de George Orwell expõe os personagens autoritários que inspiraram sua escrita

30-07-21 | Imprensa | Faro Editorial |

Livro será publicado pelo selo Avis Rara

Talvez seja o ano de 1984, é difícil saber, mas nunca se foi tão livre. Não existem mais leis, mas claro que se você pensar, falar ou agir contra o Partido poderá ser punido. Tudo é controlado, o que se veste, o que se come, e através das teletelas todas as casas estão seguras. Afinal, o Grande Irmão está sempre vigilante para que os desvios de comportamento não comprometam uma sociedade tão perfeita. Amor, Verdade, Fartura e Paz, essas são as virtudes necessárias, e sempre alguém estará no controle. Bem-vindos a 1984.

A Faro Editorial lança este mês pelo selo Avis Rara o clássico, “1984” de George Orwell. Uma das distopias mais lidas em todo mundo, a história nos leva para um mundo controlado pelo Grande Irmão e o Partido, num misto de realidade e ilusão, apresentando uma alegoria sobre poder. Essa edição possuem uma marca – não minimizar as decepções do autor nas experiências com ideologias e lideranças que se revelaram perversas e autoritárias.

Winston Smith é mais um membro do Partido que faz a máquina funcionar. Sendo parte do Ministério da Verdade, sua função é justamente mentir. Ele já não tem certeza se está mesmo em 1984, afinal, são tantas mudanças no passado, que fica impossível medir o presente e prever o futuro. Tudo isso estava alinhado, não fosse o pensamento-crime que rondava sua mente: O Grande Irmão mente!!!

O que mais se combate nessa nova sociedade é justamente a dúvida, o questionamento, e Winston sabe que ele poderá virar uma despessoa a qualquer momento, mas o desejo de saber a verdade, de ter provas, é mais forte, e ele está disposto a pagar esse preço, custe o que custar.

Uma das distopias mais famosas do mundo, com uma alegoria sobre o socialismo utópico, as relações de poder e o controle do pensamento. Um romance atemporal, visceral, muitas vezes cruel, mas necessário a todo leitor.

 

Ficha Técnica

Título: 1984

Nº de páginas: 352

Preço: R$59,90

 

Sobre o autor

Autor de seis romances, além de inúmeros ensaios e artigos, George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai era alto funcionário do governo britânico. De 1917 a 1921, cursou como bolsista o tradicional e aristocrático Eton College. Porém, depois disso, rompeu com seu passado burguês, trabalhou como operário, lavador de pratos e professor e, em 1937, lutou contra o fascismo na Guerra Civil Espanhola, ao lado dos trotskistas e anarquistas socialistas até se desencantar com os crimes cometidos em nome da revolução. Seus dois romances mais famosos, A revolução dos bichos e 1984, são tanto fruto de sua rica experiência de vida, como uma enfática condenação ao totalitarismo fosse de qualquer ideologia. “A verdade, é claro, é que os inúmeros intelectuais ingleses que beijam o traseiro de Stálin não diferem da minoria que é fiel a Hitler ou Mussolini (…). Todos eles estão cultuando o poder e a crueldade bem-sucedida”.   Orwell morreu em Londres, em 1950.

 

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa

Andrea Jocys

andrea@agenciablogueria.com.br

+55 (11) 98146-2630

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo