Dicas da Deia com Andrea Jocys

Dicas da Deia com Andrea Jocys

09-11-21 | Notícias | Faro Editorial |

Hoje é dia de clássico bebê!!!

 

Boa tarde! A senhora teria um minuto para falar sobre clássicos?

Pois tem muita gente que torce o nariz, que diz que esse tipo de livro é chato, é maçante… que prefere o filme… blá blá blá! Pois vou sugerir uma lista de clássicos aqui da Faro, que em primeiro lugar, tem uma tradução no português moderno, ou seja, MUITO menos rebuscada que os originais, o que já facilita a leitura em 450%!

E em segundo lugar, basicamente todos os livros contemporâneos que a gente consome hoje vieram dos clássicos, então aceita bebê, você gosta sim!!!

 

Amor de perdição – Camilo Castelo Branco

Solta a música da sofrência e vem ler este livro. Este é um clássico da literatura portuguesa, inspirado numa história real que chegou ao autor, e que é um dos ícones do movimento ultrarromântico da nossa literatura.

Aqui acompanhamos o triangulo desamoroso de Simão, Teresa e Mariana. Simão e a Teresa são apaixonados, but, contudo, todavia, os pais deles se odeiam e não permitem que eles se casem (te lembra alguma outra história não?). E aí para impedir que a Teresa fuja pra ficar com o Simão, o pai dela enfia a menina num convento!!! E nesse meio aí vamos conhecer a Mariana, que é a filha de um ferreiro amigo do Simão, e completamente apaixonada pelo bofe, que não dá a menor bola pra ela… foi aqui que o termo FRIENDZONE foi inventado minha gente.

Resumo da obra: Todo mundo gosta de todo mundo, e ninguém pode ficar com ninguém!

 

O Corvo – Edgar Allan Poe

Mais sofrência aqui Brasil!

Um dos maiores clássicos do autor de terror, que inspirou filmes, séries, livros e mais uma cacetada de coisas! Apesar de ser fonte para tanta produção, essa história é bem curta, na verdade, um poema do Poe, sobre o luto.

Nosso personagem principal tá sofrendo porque perdeu sua amada, e tá ali lamentando a vida, quando um corvo pousa no parapeito da janela e começa a responder os questionamentos desse boy com um sinistro “Nunca mais”.

Então a gente se questiona se esse pássaro trevoso tá dando aquele safanão do tipo “Amigo, acorda, a bicha morreu mesmo”, ou se o personagem enlutado tá tento alucinações!

 

A arte da guerra – Sun Tzu

O manual prático de qualquer pessoa que precisa lidar com outras pessoas, em qualquer esfera. Simples assim!

Esse livro milenar, é de um comandante do exército que ensina táticas de batalha, mas que ao longo de séculos, tem sido fonte de aprendizado para tudo. Porque querendo ou não gente, a vida é uma guerra né non! Eu mesma li esse livro na faculdade de jornalismo. e um exemplo, dicas de enfrentamento de inimigo, meus professores traziam para a nossa realidade de como superar a dificuldade numa entrevista de campo. Olha que interessante!

Mesmo para relacionamentos, negociações, o lance de lidar com um oponente hostil, minha gente, hoje vale para só entrar na internet e curtir um post, falaí!

 

A revolução dos bichos / 1984 – George Orwell

Distopia clássica, fonte de todas as distopias que você lê meu xuxu – alô alô Jogos Vorazes – e que é OBRIGATÓRIA para qualquer ser humaninho vivendo neste planeta Terra. As duas histórias mais famosas do Orwell são alegorias para disputas de poder, corrupção e política. A fonte dele era o regime comunista russo – o stalinismo – e dali a gente consegue trazer pra realidade de qualquer país, e de qualquer linha ideológica.

Afinal, vamos combinar, pode ser Huguinho, Zezinho ou Luizinho, deu poder pra figurinha, ESQUECE. Não tem utopia, ideologia ou qualquer outra coisa que se segure quando a sede de poder chega. Tem um ditado aí que diz: quer conhecer o homem, dê poder a ele. Pois é…

 

Os manuscritos perdidos de Charlotte Brontë

Não coloquei autor porque essa obra é difícil de atribuir a uma única pessoa. Já que temos um material inédito da Charlotte, uma série de estudos de especialistas sobre a obra de toda a família Brontë, e um conteúdo do Brontë Institute.

Ou seja, pra quem é fã de “Jane Eyre” e de “O morro dos ventos uivantes”, essa obra é um prato cheio. E um detalhe muito, mas muito interessante, todas as especialistas desse livro são MULHERES… como diria nossa Queen Bey… who run the world?

 

Contos de Fada de Perrault e Irmãos Grimm

E aí que você acha que entende tudo das princesas da Disney, e das histórias infantis, e que é tudo pra criança. Pois é aí que você se engana.

Muitos desses contos saíram das mãos desses três aí Charles Perrault e os Irmãos Grimm. E bem diferente dos filmes da Disney, suas histórias trazem uma série de lições e valores sobre a vida adulta. Quem diria não é mesmo?

 

E então, por onde você vai começar? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo