Leia autores brasileiros SIM!
Hoje nosso post vai pregar a palavra da literatura nacional SIM!!!! Porque é muito comum a gente acabar torcendo o nariz para o autor brasileiro, e tem muita, mas MUITA coisa boa para ler aqui, e muito melhor de que autor internacional, tá queridx!
E você já sabe que a Faro tem um mooooooonte de autor nacional de ficção e não ficção que PRECISA estar na sua estante, e que você já viu em outras listas de dicas minhas – e que verá ainda mais, porque sim. Então vem comigo, que você não vai se arrepender!
Uma das grandes autoras brasileiras de literatura caipira, que pouca gente conhece. Ruth foi a primeira autora brasileira a ter reconhecimento nacional ainda em vida de sua obra; cronista, jornalista, romancista, contista e tradutora, iniciou sua carreira como jornalista, escrevendo para grandes veículos como a Revista do Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, mas foi na literatura que ela encontrou sua paixão. Autora de mais de 50 publicações entre ensaios folclóricos, romance, contos, traduções, crônicas e reportagens, também atuou como professora que formou várias gerações.
A mulher era porreta demais, e ainda exaltava a nossa literatura regional, o interior do país, o matuto. E em seus livros publicados pela Faro, a gente vê uma espécie de reconto de fábulas, mas que conversam muito mais com o nosso imaginário do que os contos dos irmãos Grimm.
José Almeida Júnior
José é escritor e Defensor Público do Distrito Federal, com pós-graduação em Direito Processual e em Direito Civil. Última Hora, seu primeiro livro, foi sucesso de público e crítica. O romance foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2017, finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura.
E seus livros têm como característica a mistura de ficção e realidade, mas de uma forma tão, tão, TÃÃÃÃÃO bem feita, que você acredita que a realidade é aquela da história que ele está nos contando. E por mais que seja um romance histórico, o toque de sarcasmo e humor que José coloca, é maravilhoso, que você lê rindo, querendo mais! Apenas pare tudo que está fazendo e corra para ter um “O homem que odiava Machado de Assis” na sua estante!
Fabíola é aquela sua melhor amiga que te dá umas sacudidas de realidade quando a vida pede, mas com tanto amor e carinho, que você se sente abraçado apenas por suas palavras. Ela é dentista, mas criou o blog A soma de todos os afetos para dividir seus sentimentos, e acabou conquistando mais de 2,5 milhões de leitores.
Fabi escreve crônicas, que parecem feitas para você. Ela se inspira na vida, em filmes, séries, livros, e coisas tão próximas da nossa realidade, que parecem justamente que são nossas. Eu recomendo fortemente conhecer os livros “Deixei meu coração em modo avião” e “Textos para acalmar tempestades”, seguir o blog e ver os vídeos maravilhosos que ela posta no Youtube!
É um autor de livros que tratam de temas diversos como psicologia da cognição, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal. Mas Jacob fala com você de uma forma simples, cotidiana, em que é possível entender que lição está implícita no texto.
Jacob nos mostra em seus livros que muitas vezes não temos percepção de nós mesmos, do meio que nos cerca, e que muitas vezes, deixamos a opinião alheia tomar conta dos nossos sonhos. Se reconheceu? Pois é, quem nunca né gente! E aqui na Faro ele tem 4 livros: Poder e Manipulação, Seja Singular, O óbvio que ignoramos e As 16 leis do sucesso. Só vai!
E então, quem vai para a sua TBR?
Já comentei que sinto seus textos, Dea, como bate-papos? S2
#adoro
“O homem que odiava Machado de Assis” está tanto na #wishlist da Amazon quanto na de desejados do Skoob.
Quanto à Fabíola, doida pra conhecer a escrita dela.