Livros com mulheres fortes
Dia das mães acabou de passar, e eu reencontrei a minha depois de muito tempo. E aí fiquei pensando, acho que deveria fazer uma lista de livros com personagens femininas fortes! Porque a gente sempre tem essa referência de uma grande mulher na nossa vida né, e isso se reflete na literatura. Então, hoje, vou indicar leituras em que a mulherada é a dona da p*hshs@ toda mesmo!!!!
A mulher com olhos de fogo – Nawal El Saadawi
Que livro senhoras e senhores!!! Nawal El Saadawi foi uma das principais autoras feministas do Egito, e nesse livro ela nos conta uma história que é ficção, mas foi inspirada em histórias reais que ela ouviu numa prisão feminina egípcia. Vamos conhecer o relato de Firdaus, uma mulher condenada a morte, e que vai contar para a autora como ela foi parar ali e porque ela vai aceitar seu destino de cabeça erguida. Gente, sério, ler os relatos do que é a vida das mulheres sob o islã, dói na alma. A gente aqui reclama de tanta coisa, mas ali, ser mulher é quase um castigo. Livraço!!!!!
Crianças da guerra – Viola Ardone
Apesar do livro ser pelo ponto de vista do pequeno Amérigo, aqui vamos ver duas mulheres extremamente fortes, cada uma em sua circunstância. O livro nos conta a história de um trem que levava crianças italianas para o Norte no pós-guerra. E vamos conhecer duas “mães” de Amérigo. Sua mãe biológica, que no meio da fome, da miséria, das injustiças da vida se vê renunciando a um filho para que ele tenha uma vida melhor. Uma mulher dura, muitas vezes fria para nós leitores, mas que soube o momento certo de ter uma linda atitude de amor e entrega. E do outro lado a mãe adotiva, uma mulher solteira, que decide dar ao garoto todo amor que ela guardava no peito e mal sabia ser capaz de oferecer a alguém que ela mal conhecida. Gente, separa o lencinho já.
Invisível – Tarryn Fisher
Mulher forte não é só para dar bom exemplo e segurar a bronca da sociedade não. Ela também pode virar no Giraya e resolver fazer justiça com as próprias mãos. E é o caso de Margô. Uma menina criada pelo abandono e a indiferença da mãe, num bairro violento, que depois da morte trágica de uma garotinha, resolve caçar um por um, os culpados por fazer tantos inocentes sofrerem. Margô usou a força que ela não achava que tinha para castigar aqueles que ela achava que mereciam. Olha, eu não julgo... o que será que cada um de nós faria numa situação extrema de violência?
Deixada para trás – Charlie Donlea
Apenas um minuto de silêncio para celebrar a maravilhosidade que é a Dra, Livia Cuty!
Sério, que personagem!!!! Lívia é a irmã de Nicole, uma garota que desapareceu misteriosamente há um ano, e não deixou rastros. Mas Nicole sumiu no mesmo dia que Megan, e ela conseguiu fugir do cativeiro. Livia quer respostas, e carrega com ela a culpa de não ter atendido o último telefonema da irmã antes de ser raptada. Agora, ela se especializou em medicina legal, porque não tem esperança de encontrar a irmã vida, e sabe que somente o corpo de Nicole vai dar as respostas que ela tanto busca. Vraaaaaaah
Gente, que mulher inteligente, decidida, corajosa, e na falta de um adjetivo melhor, FODA!!!! Por mim Charlie podia dedicar uma série de livros só pra Dra. Livia!
O vale dos mortos – Rodrigo de Oliveira
Eu vou falar de uma personagem só, mas ao longo de toda a série do Rodrigo de Oliveira teremos muitas mulheres poderosas sobrevivendo ao apocalipse zumbi, algumas delas inclusive vão mudar todo o rumo da história lá no meio da série, mas aí vocês vão ter que ler pra saber. Hoje eu vou falar da primeira mulher que vamos conhecer, e que vai ser uma das fortalezas dessa saga, que é a Estela.
Estela é uma mãe de família comum, que no desespero se torna uma leoa para proteger sua família e outras pessoas que vai encontrar pelo caminho. Imagina só você estar com a sua família num shopping e de repente as pessoas desmaiarem e acordarem atacando umas as outras? Estela e Ivan são o casal principal da saga, e de cidadãos comuns, vão virar dois guerreiros que ajudarão outros sobreviventes a enfrentar o apocalipse zumbi. Estela aprende a matar, a atirar, a fazer estratégias, a comandar uma comunidade, sem perder a doçura e o amor por cada um dos que estão ao seu lado. MULHERÃO!!!!
E você, qual a sua personagem feminina mais marcante? Conta pra gente aqui nos comentários. E logo eu volto com mais uma listinha!!!!
Das suas dicas só li “deixada para trás”, e é meu favorito do Donlea.
S2
Doida pra ler “a mulher com olhos de fogo” (esse eu tenho) & “crianças da guerra” (na lista).
Um livro com mãe que detona: “extraordinário”!!! Amor total da vida.
Um livro em que a mulher detona: “as Brumas de Avalon”. #xodó eterno.
Bj. Post show!
Você não vai se arrepender das escolhas Sandroka!!! 😉