Batendo Emenda com Carla Sacrato

Batendo Emenda com Carla Sacrato

04-05-21 | Notícias, Opinião | Faro Editorial |

Oi, pessoal!

Eu sou a Carla do departamento editorial da Faro e pra começar essa coluna vou contar um pouco do que eu faço!

Antes de tudo, você sabe o que o nome da coluna significa? Para quem é do meio a palavrinha “emenda” diz muita coisa e pode ser um pesadelo se vierem aos montes! Antes do livro chegar bonitinho pra você ler são feitas várias revisões! E, ao longo dessas revisões, são feitas diversas correções que nós chamamos do quê? Emendas!

As emendas podem ser feitas no arquivo de Word, PDF ou para os mais saudosistas em uma prova de papel mesmo (já já eu explico o que é uma prova). Num momento mais avançado do processo cabe ao designer fazer as emendas. E nós editores vamos bater as emendas, isso quer dizer que vamos verificar se as correções foram feitas.

Bater emenda pode ser um processo demorado porque você precisa checar uma por uma, é um pente fino pra ter certeza que não passou nenhum errinho.

 

Bom, agora que já expliquei o que é emenda, vamos falar das provas! A cada correção vai sendo gerada uma nova prova. Nós podemos ter as provas digitais que alguns chamam de ozalid ou temos as provas físicas que são impressas na própria editora numa impressora comum ou feita na gráfica e enviada para o escritório.

Termos como prova e emenda são corriqueiros na rotina de uma editora, mas isso é só uma parte pequenininha de todo o processo. O editorial lida com diversos setores da editora. O próprio nome diz! Dentro de uma editora tudo nasce do editorial.

Nós solicitamos ao departamento gráfico os orçamentos dos próximos livros, informando número de páginas, tipo de papel, quantidade de cores, acabamentos, etc. Passamos ao departamento comercial as informações cruciais para o sucesso do livro no mercado. Alinhamos com o departamento de comunicação e marketing a estratégia e público-alvo de cada publicação… calma que tem mais!

Lidamos com autores (afinal é dali que vêm os livros), com os agentes, designers, preparadores, revisores… é um universo de pessoas e atividades que entrelaçadas fazem os livros nascerem.

Podemos passar uma vida falando do processo de fazer livros e mesmo assim não teremos tempo suficiente, mas, aos pouquinhos, vamos mostrando mais do nosso mundo e dando pistas do que vem por aí!

Até a próxima (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo