“Batendo emenda” com Carla Sacrato

“Batendo emenda” com Carla Sacrato

27-07-21 | Notícias | Faro Editorial |

A escolha dos títulos

Muita gente se pergunta como uma editora escolhe os títulos do catálogo e hoje eu vou contar um pouquinho de como é o processo na Faro. A primeira coisa que você deve levar em conta é o perfil da editora. Cada companhia tem um enfoque. Tem editora que publica mais romance, outra terror, outras livros técnicos, outras livros de culinária… tem de tudo!

E a Faro? Temos algumas linhas principais, mas há livros que saltam fora dela. O nosso catálogo é vasto e você encontra desde livros de suspense e romance a guias de viagem e títulos de economia. Não se trata de obra do acaso: alguns deles são de autores que são publicados pelo nosso diretor editorial Pedro Almeida há mais de uma década.

Por aqui essas escolhas são feitas com base numa observação de tendências dos leitores. Ficamos muito atentos aos movimentos da sociedade e refazemos a análise frequentemente, para adaptarmos a rota, visto que uma editora contrata livros sempre pensando no futuro: cerca de 6 a 24 meses.

A busca pelos títulos pode acontecer de diversas formas. Uma delas é fazendo trabalho de detetive, sobre o que os agentes estrangeiros estão apresentando aos editores e juntando com as informações locais. Nem todo livro com potencial estrangeiro pode funcionar aqui.

Outra forma é quando nos encontram! Alguns dos nossos livros surgiram por indicação de formadores de opinião e outros autores. Nós recebemos TANTA COISA que hoje em dia esses recebimentos estão paralisados por um tempinho. Fiquem de olho que um dia volta (:

Também podemos encomendar algo. Se vemos um tema de interesse público vamos em busca de algum especialista que possa produzir o material pra gente e tcharam! Um livro nasce.

Pouco conhecido por grande parte das pessoas, temos um scout. Se você nunca ouviu falar desse termo calma que eu te conto! O scout é tipo um agente só que ao contrário hahaha

Ele trabalha para a editora buscando o que há dentro das linhas que buscamos. Nós podemos falar para um scout o que nos interessa e ele vai trazer o que está sendo pedido e que tenha grandes chances de vender bem em mercados internacionais.

Já deu pra perceber que não tem uma regra para o nascimento de um livro, né? Todo dia somos surpreendidos com histórias que chegam até nós de diversas maneiras e o mais legal é justamente não ter regra!

Da próxima vez que ler um livro saiba que teve um longo caminho de descobrimento para ele chegar até você (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo