Distribuição de renda, extinção da divisão de classes, economia planificada, garantia de acesso a todos os direitos básicos controlados por um governo feito pelo e para o povo. Essas são ideias centrais do Socialismo e que em sua teoria buscam uma forma de vida justa para todas as pessoas. Mas, quando são postas em prática, as propostas que sempre soam justas descambam para o seu oposto, apenas desapropriando o poder dos outros por um meio autoritário.
A Faro Editorial lança este mês pelo selo Avis Rara um novo livro com ensaios do Nobel de economia Friedrich A. Hayek, “A ordem econômica e a livre iniciativa”. Nesta obra, Hayek discute tópicos da filosofia moral e os métodos das ciências sociais aplicados à teoria econômica como diferentes aspectos de uma questão central: mercados livres versus economias socialistas planejadas.
Publicados pela primeira vez nas décadas de 1930 e 40, esses ensaios continuam a iluminar os problemas enfrentados num mundo que insiste em testar caminhos que passam pelo coletivismo, pela tutela estatal, entre outros argumentos vinculados a teorias socialistas. Os nomes mudaram, em virtude dos contínuos fracassos dessas teorias, mas essas propostas de intervenção estatal continuam a ser oferecidas com novas embalagens, com a etiqueta de serem a solução para os problemas do mundo globalizado.
“No momento em que políticos em todo o mundo estão preocupados com o movimento contínuo em direção a mais controle governamental, isso se deve, mais do que qualquer outra coisa, à falta de um programa verdadeiro, de uma filosofia consistente dos grupos que desejam se opor a isso. A situação é ainda pior do que a mera falta de programa. A verdade é que, quase em toda parte, os grupos que pretendem se opor ao socialismo ao mesmo tempo apoiam políticas que, se os princípios em que se baseiam fossem generalizados, não levariam menos ao socialismo do que as políticas declaradamente socialistas.”
Esta edição inclui as análises do autor sobre a ordem econômica liberal, os problemas enfrentados por economias socialistas, bem como suas derivações surgidas nas últimas décadas, mas estruturam-se pelos mesmos pilares: governos interventores, coletivismo, burocracia estatal, assistencialismo, sustentabilidade global.
Ficha Técnica
Título: A ordem econômica da livre iniciativa – as contradições das teorias socialistas
Nº de páginas: 272
Preço: R$59,90
Sobre o autor:
Para mais informações:
Assessoria de Imprensa
Andrea Jocys
andrea@agenciablogueria.com.br
+55 (11) 98146-2630
Deixe uma resposta