Avis Rara lança manifesto de Nine Borges e Patrícia Silva sobre a cultura do cancelamento e o advento do woke

Avis Rara lança manifesto de Nine Borges e Patrícia Silva sobre a cultura do cancelamento e o advento do woke

29-05-24 | Imprensa | Faro Editorial |

Fundamentada em textos acadêmicos, as duas autoras – que são especialistas e estudiosas do tema – produzem um trabalho acessível e mostram como a demonização da opinião contrária está destruindo o Ocidente

O princípio da descoberta científica e da ciência é o questionamento, a crítica, a dúvida. É através dessas inquietações que muitas teorias e práticas surgem e, até alguns anos atrás, essa atitude era considerada saudável. Não é mais o caso. A cultura do cancelamento e da demonização daqueles que questionam ou pensam diferente da coletividade está em crescimento. Quando falamos de coletividade, estamos apontando especificamente para a extrema esquerda. Mas, afinal, por que essas pessoas acreditam ser as detentoras da verdade universal sobre tudo e todos?

É justamente dessa premissa que partem as autoras e doutoras Nine Borges e Patrícia Silvia no livro “Corrupção da Linguagem, Corrupção do Caráter: Como o ativismo woke está corrompendo o Ocidente”, lançamento da Avis Rara deste mês.

A cultura do cancelamento e do politicamente correto está poluindo a civilização ocidental. Ideias radicais woke penetraram diversas instituições, e a defesa da verdade passou a ser interpretada como discurso de ódio e fascismo.

O ataque à lógica vem sendo orquestrado por grupos identitários com mentalidade de vitimização, que, sob a égide da promoção da diversidade e da inclusão, tentam aniquilar aqueles que expressam opiniões divergentes. Utilizam táticas como censura, insultos, humilhação pública, isolamento e a criação de bodes expiatórios.

Neste livro, discute-se como a noção fabricada de empatia e de justiça cede lugar ao assalto à individualidade e aos valores democráticos, através da prática de diferentes formas de corrupção, como a intervenção linguística via criação e redefinição de vocábulos, o controle do que pode ser pronunciado ou pensado, ou mesmo com o desenvolvimento de ideias pseudocientíficas para elevar o status coletivo de opressão de certos grupos.

Em um dos capítulos, as autoras abordam a infiltração das ideias woke em diferentes movimentos sociais: corrupção e perversão. São analisados movimentos como o Movimento Negro, o Feminismo, o Transativismo e o Veganismo, detalhando como esses movimentos originalmente legítimos e necessários foram distorcidos por ideias radicais.

Esses capítulos demonstram como a infiltração woke corrompeu e perverteu as causas desses movimentos, tornando-os veículos para a narrativa identitária que se sobrepõe ao diálogo racional e à análise crítica.

 

Ficha técnica

Título:  Corrupção da Linguagem, Corrupção do Caráter

Nº de Páginas: 160

Preço: R$44,90

Sobre as autoras:

NINE BORGES É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é conhecida por sua crítica às ideias anticientíficas promovidas pelo pensamento woke, em especial, aquelas associadas à ideologia de gênero. Ela é especialista em metodologia e design de pesquisa, e trabalha como pesquisadora e consultora científica na Inglaterra.

PATRÍCIA SILVA é comunicóloga, pedagoga, influenciadora digital e escritora. Autora dos livros “O que não te contaram sobre o movimento antirracista”, “Direto das telas: reflexões sobre comportamento, raça, sexo e afins a partir da televisão e do cinema” e “bell hooks além do espelho”. Concluiu o pós-doutoramento em Sociologia pela UFRJ em 2023.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa

Andrea Jocys

andrea@agenciablogueria.com.br

+55 (11) 98146-2630

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo