Avis Rara lança livro que debate como o STF se tornou um dos órgãos públicos mais temidos – e contraditórios – do país

Avis Rara lança livro que debate como o STF se tornou um dos órgãos públicos mais temidos – e contraditórios – do país

30-04-24 | Imprensa | Faro Editorial |

Escrito pelo jornalista Duda Teixeira, “STF – Como chegamos até aqui” explica como surgiu a Suprema Corte brasileira e os caminhos que à levaram a um escalonamento de decisões arbitrárias e que se revelam contraditórias

 

Nomes como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli – que até pouco tempo eram figuras pouco conhecidas do público em geral – hoje são extremamente populares e isso não é bom. Para muitas pessoas estão associadas a censura, autoritarismo e até mesmo abusos de poder, que passaram a ver o STF – Supremo Tribunal Federal – como um elemento político que está diretamente ligado as decisões controversas no país. Mas será que esse é mesmo o papel do Supremo em um país democrático como o nosso, ou as linhas do nosso Judiciário estão sendo ultrapassadas?

A Avis Rara lança este mês a obra que traz uma pesquisa profunda do jornalista Duda Texeira sobre a Suprema Corte brasileira: “STf – Como chegamos até aqui?”.  Resgatando o nascimento do Tribunal e seus principais membros ao longo dos anos, Duda refaz uma trajetória que explica como os poderes do Supremo acabaram se confundindo em meio a política nacional, e como essa é uma questão que nos afeta como cidadão, independente da visão política individual.

Inspirado na Suprema Corte dos Estados Unidos, o Supremo Tribunal Federal brasileiro tem exercido suas funções de maneira diversa da que se espera de uma corte constitucional. Ministros que elaboram leis, usurpando o papel do Legislativo. Também julgam casos defendidos por familiares e participam de eventos organizados por empresas e associações com interesses próprios. São punitivistas com os pobres e garantistas com milionários que pagam advogados caríssimos. Censuram a imprensa e criminalizam pessoas por expressarem suas opiniões.  Resultado: metade dos brasileiros não confia no STF ou desaprova o trabalho dos seus ministros. (Fonte: AtlasIntel)

Este livro resgata os princípios fundadores do Tribunal, revela sua trajetória desviante ao longo do tempo e apresenta possíveis soluções para restaurar a integridade da Corte. “STF – Como chegamos até aqui?” é mais do que um título. É um convite à reflexão, direcionado aos brasileiros que querem viver em uma democracia — mas com justiça e liberdade.

Ficha Técnica

Título: STF – Como chegamos até aqui?

Nº de Páginas: 128

Preço: R$39,90

 

Sobre o autor:

DUDA TEIXEIRA é jornalista formado pela USP. Trabalha como editor na revista Crusoé, de O Antagonista, desde 2018. Antes, atuou por doze anos na editoria de internacional da Veja. Duda é autor dos livros O Calcanhar do Aquiles e Guia Secreto de Buenos Aires. Com Leandro Narloch, escreveu o Guia Politicamente Incorreto da América Latina. Pela Avis Rara, traduziu Homenagem à Catalunha e Recordando a guerra espanhola, de George Orwell, e Fome na Ucrânia, uma coletânea de reportagens do jornalista galês Gareth Jones, que presenciou o Holodomor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo