Avis Rara lança clássico do século 19 que debate o impacto da classe ociosa na sociedade, e quem a representa atualmente

Avis Rara lança clássico do século 19 que debate o impacto da classe ociosa na sociedade, e quem a representa atualmente

25-06-21 | Imprensa | Faro Editorial |

Estudo nunca publicado no Brasil traçou um panorama sobre a aristocracia e suas influências sociais e como elas se relacionam com o nosso tempo

Vida de luxo e ostentação. Viagens, casas suntuosas, roupas caríssimas, mas nenhum emprego ou renda financeira tradicional. Isso te lembra alguma coisa? Parece a vida de muitas celebridades, bons vivants e dos influenciadores digitais. Mas também era assim que vivia a aristocracia do século XIX na Europa. Duas gerações completamente distantes, mais bastante parecidas, formadas por pessoas que não trabalhavam nos moldes tradicionais, que viviam de renda – e estabeleceram padrões de gastos absurdos, e que sempre despertaram interesse das demais pessoas por seu estilo de vida – resumido em  ócio, os prazeres e a riqueza.

A Faro Editorial lança este mês o livro “O impacto econômico da classe ociosa”, de Thorstein Veblen, livro que analisa de forma crítica e satírica os mecanismos que levam uma classe não produtiva – a classe ociosa – a se entregar ao consumo exacerbado, em uma evidente manifestação de ostentação, esnobismo e status social.

Publicado em 1899, sob o título A teoria da classe ociosa, o filósofo e economista Thorstein Veblen apresentou seu amplo estudo acerca das relações de consumo numa abordagem multidisciplinar que alcançou grande reputação, e que se estendeu muito além da esfera econômica e do mundo acadêmico.

Nesta obra, ele analisa a origem e o comportamento da classe ociosa, buscando evidências em dimensões culturais, crenças, hábitos e até instintos para investigar o lugar e o valor dessa classe como fator econômico importante da sociedade de consumo.

Por meio de uma prosa ágil e um humor sutil, Veblen proporciona insights admiráveis a respeito do fenômeno do consumismo e da evolução da estrutura de classes.

Passados mais de 130 anos, a obra se mantém surpreendente e incômoda perante a atualidade, que pode ser comparada também, por exemplo, à ação de celebridades digitais que, como típicos representantes da classe ociosa, utilizam o poder das redes sociais para direcionar o consumo, criar e matar marcas, e disseminar a ostentação do século XXI, ratificando as teses desenvolvidas por Veblen em seu trabalho.

 

Ficha Técnica

Título: O impacto econômico da classe ociosa

Nº de páginas: 304

Preço: R$49,90

 

Sobre o autor:

THORSTEIN VEBLEN (1857-1929), americano descendente de noruegueses, estudou filosofia, ciências sociais e economia nas universidades Johns Hopkins, Yale e Cornell. Posteriormente, lecionou nas universidades de Chicago, Missouri e Stanford. Veblen adotou uma abordagem darwinista para o estudo das instituições econômicas, com ênfase nos usos e nos costumes sociais, tornando-se, assim, um dos fundadores da escola de Economia Institucional.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa

Andrea Jocys

andrea@agenciablogueria.com.br

+55 (11) 98146-2630

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Termos mais procurados

Arquivo