Ao longo do tempo, inúmeras obras se dedicaram a explorar a história do comunismo. No entanto, muitas delas focam apenas em abordar a evolução concreta desse fenômeno, ignorando sua vertente mitológica, que é o espírito que a mantém viva.
Lucian Boia, renomado historiador romeno, conhecido por desmascarar mitos históricos, argumenta que o comunismo surgiu como uma mitologia poderosa e visionária. Seu objetivo era revolucionar a sociedade, a natureza e o homem através da aplicação das leis da história, da tecnologia e do avanço da ciência. No entanto, o resultado prático foi uma mitologia grotesca, parcialmente concretizada, com sociedades atuando no âmbito da imaginação.
A obra, lançamento do mês da Avis Rara com tradução da filósofa e comentarista política Bruna Torlay, se propõe a revelar os elementos ocultos que fundamentam as crenças comunistas, elucidando suas bases espirituais e articulando-as com as doutrinas específicas dos ideólogos que deram origem ao movimento. Ao compreender a dimensão mitológica do comunismo, podemos alcançar uma visão mais profunda de sua influência na sociedade e na vida das pessoas.
Boia destaca a ligação entre esses grandes enquadramentos e a filosofia da História marxista, e explora de que forma a historiografia desses movimentos criaram versões alternativas da história a fim de atender aos objetivos da doutrina. Um livro essencial para entender a complexidade do comunismo e sua influência contínua nas novas gerações.
Ficha Técnica
Título: A mitologia científica do Comunismo
Nº de páginas: 224
Preço: R$59,90
Sobre o autor:
LUCIAN BOIA nasceu em 1944, em Bucareste, na Romênia. Ele é autor de diversos livros publicados na França, professor da Universidade de Bucareste e historiador condecorado pela Hungria, com o título “Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito da Hungria”, em sinal de reconhecimento da atividade que desenvolveu como historiador, bem como por todo o trabalho por meio do qual contribuiu significativamente para a melhoria das relações entre os povos húngaro e romeno. Boia é reconhecido por revelar os mitos históricos relacionados à Romênia, ao livrar da história do país as distorções causadas pela propaganda ideológica do período em que a nação esteve sob controle de governos comunistas.
Deixe uma resposta