Apontado pelo Sunday Times como um dos livros de não ficção mais importantes da atualidade, a obra revela os desafios estruturais que meninos e homens enfrentam na sociedade contemporânea
Você sabia que meninos têm 50% mais chances do que meninas de reprovar em matemática, leitura e ciências? E que, no Reino Unido, o suicídio é a principal causa de morte entre homens com menos de 45 anos? Há uma crise instalada no universo masculino: meninos e homens estão em desvantagem em educação, trabalho, saúde mental e família. Mas isso não é um colapso psicológico coletivo — é resultado de mudanças econômicas, sociais e institucionais profundas que não acompanharam o ritmo masculino.
Neste mês, a Avis Rara traz ao Brasil “Sobre meninos e homens”, do intelectual britânico Richard V. Reeves — pai de três filhos, jornalista, ex-Brookings Institution e atual presidente do American Institute for Boys and Men. Com dados robustos e análise equilibrada, Reeves mostra como, enquanto a vida das mulheres avançou significativamente nas últimas décadas, a de muitos homens estagnou ou piorou. Políticos de esquerda e direita, presos em disputas ideológicas, falham em oferecer respostas práticas.
O autor examina os obstáculos reais — da educação que desfavorece meninos à crise de identidade no mercado de trabalho e na paternidade — e propõe soluções inovadoras e factíveis: redshirting (adiar um ano a entrada escolar dos meninos), incentivar mais homens em profissões de cuidado e repensar o papel paterno além do modelo nuclear tradicional. Reeves defende que apoiar a outra metade da humanidade não significa renunciar à igualdade de gênero — pelo contrário, fortalece-a.
Um livro provocador, baseado em evidências e essencial para quem quer entender (e ajudar a resolver) os desafios da masculinidade no século XXI.
Ficha Técnica
Título: Sobre meninos e homens
Nº de páginas: 272
Preço: R$79,90
Sobre o autor:
RICHARD V. REEVES é um influente intelectual público e autor, focado em duas questões vitais: onde as desigualdades persistem na sociedade atual e como combatê-las. Ele foi nomeado um dos 25 maiores pensadores da América por sua análise da dinâmica de classes. Sobre meninos e homens foi reconhecido como um “marco” pelo The New York Times e escolhido como Livro do Ano por Barack Obama e The Economist. As análises de Reeves sobre gênero, classe e raça moldam políticas públicas e cultura. Sua carreira abrange jornalismo, governo e liderança em think tanks, incluindo a direção de centros na Brookings Institution. Atualmente, é pesquisador sênior não residente da Brookings e preside o American Institute for Boys and Men. Seu compromisso com a redução da desigualdade foi aprofundado pela biografia de John Stuart Mill, que defende a oferta de oportunidades iguais para a prosperidade social. Reeves é um palestrante de prestígio em eventos como o TED (onde recebeu ovação por sua palestra sobre meninos e homens) e o Milken Institute. Sua entrevista sobre o tema no Big Think alcançou mais de 10 milhões de visualizações, rendendo-lhe o Prêmio Webby de Escolha do Público em 2024. Nascido na Grã-Bretanha e com doutorado em Filosofia, ele mantém uma forte presença na mídia, escrevendo e aparecendo em veículos como The New York Times e CNN.
Para mais informações:
Assessoria de Imprensa
Andrea Jocys
andrea@agenciablogueria.com.br
+55 (11) 98146-2630



