PARA AMAR CLARICE

Título: Para Amar Clarice

Subtítulo: Como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra

Autor: Emilia Amaral

Formato: 16×23 cm |Miolo: P&B

Páginas: 160

ISBN: 978-85-9581-000-6

Preço: R$ 44,90

 

Categoria:

Descrição

Como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra

A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em
seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura.

Mas como observar isso?

Emília Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.E, a partir desses “momentos” apresentados no livro, ampliar a dimensão da sua leitura, tornando-a mais intensa e profunda, para você amar, ainda mais, Clarice Lispector.

“Enquanto eu tiver perguntas e não respostas… continuarei a escrever.” Clarice Lispector

Por que alguns autores se tornam clássicos? Por que continuam a ser lidos e admirados depois de tantas décadas? Esta série apresenta um caminho para você apreciar a obra de grandes autores, artesãos da Literatura, que desenvolveram marcas de estilo próprio e de extraordinário alcance, que elevaram sua Literatura ao status da grande arte.

Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre o autor, os traços fundamentais de sua escrita, as escolhas temáticas e os demais aspectos que tornaram sua obra tão importante e admirada, conquistando sempre novos leitores.

“Não gosto do que acabo de escrever – mas sou obrigada a aceitar o trecho todo porque ele me aconteceu. E respeito muito o que eu me aconteço. Minha essência é inconsciente de si própria e é por isso que cegamente me obedeço.”  CL

 

Informação adicional

Autor

EMILIA AMARAL graduou-se em Letras na Unesp (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na unicamp (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”. O Doutorado, também na unicamp, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, fapesp, no Departamento de Estudos Judaicos da usp (2011). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores. É autora de diversos livros, dentre eles, Novas Palavras, pela ftd; obra distribuída por todo o Brasil, pelo pnld, há mais de vinte anos.