Desmentindo falácias ambientalistas com profundo embasamento técnico e um toque de humor, Narloch apresenta um livro que promete desmontar o alarmismo climático predominante em nossos dias
Ouvirmos exaustivamente que os plásticos são os vilões da sobrevivência da raça humana na Terra tem sido comum, mas o que pesquisas e discursos de influenciadores ambientais muitas vezes omitem é que os plásticos já salvaram diversas espécies de animais da extinção e emitem muito menos carbono do que materiais biodegradáveis. Além disso, há o pânico em torno da ingestão de microplásticos, que supostamente se acumulam no organismo. No entanto, o que não se diz é que a quantidade ingerida é tão ínfima que levaria quase 30 anos para acumular apenas algumas gramas. Por que essas informações não chegam à grande mídia? É o que Leandro Narloch explica em seu novo livro, "Guia Politicamente Incorreto do Meio Ambiente".
Abordando temas tabus no universo da sustentabilidade, Narloch confronta, com estudos e pesquisas de renome, a narrativa do negativismo climático. Ele argumenta que, muitas vezes, o que nos é vendido como verdade serve a agendas políticas ou busca apenas engajamento e visibilidade para ONGs e militantes ambientalistas. Por outro lado, o autor destaca que existem ações eficazes para minimizar danos ambientais, mas também aponta iniciativas classificadas como "verdes" que, na verdade, mascaram interesses de grandes empresas poluidoras.
Com humor e informações claras e consistentes, Narloch desmascara as maiores falácias sobre o meio ambiente – e seus porta-vozes – e oferece uma visão realista do que está ou poderá acontecer com nosso planeta nos próximos anos. Ele desmistifica a ideia de que o uso de canudos plásticos, por exemplo, será o responsável pela extinção da vida marinha.
O livro aborda temas como plásticos, combustíveis fósseis, emissões de carbono, reciclagem e papel, desmentindo manchetes sensacionalistas sobre desastres climáticos e criticando o narcisismo de alguns ambientalistas, ao mesmo passo que reforça inciativas que são benéficas no controle ao aquecimento global.
Trata-se de um guia essencial para entender o rumo do nosso planeta e o nosso verdadeiro papel – não apenas questionando dados, mas adotando atitudes que tenham impacto real.
Ficha Técnica
Título: Guia Politicamente Incorreto do Meio Ambiente
Número de páginas: 256
Preço: R$ 69,90
Sobre o Autor
LEANDRO NARLOCH é jornalista, escritor e criador da série de "Guias Politicamente Incorretos". Foi editor da revista Superinteressante, repórter da Veja e colunista de Crusoé, Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo. Possui mestrado em filosofia pelo Birkbeck College, University of London.