Terror e suspense na Feira do Livro de Porto Alegre 14 de novembro de 2017

Autor de um dos livros de terror mais elogiados de 2017, “O escravo de capela”, lançado pela Faro Editorial, e diretor do premiado filme “Condado Macabro”, o cineasta e autor Marcos DeBrito é um dos convidados da Feira do Livro de Porto Alegre deste ano.

Quando nos embrenhamos em uma obra que retrata uma história de horror, aceitamos navegar pela tormenta com a certeza de que sairemos vivos da experiência. Mas quais os artifícios utilizados por um autor para nos fazer sentir medo enquanto lemos? Seriam os mesmos que um diretor usa no cinema? Como adaptar uma obra literária para as telas, mantendo, nas diferentes mídias, o terror que a mesma se propõe?

Esses serão alguns dos assuntos da conversa com o autor e cineasta Marcos DeBrito, que acontece no dia 15/11 às 17h na Feira do Livro de Porto Alegre, mediada pelo organizador do Fantaspoa, João Pedro Fleck e com o convidado Marcelo Severo.

DeBrito vem sendo considerado a grande renovação na produção de filmes de suspense e terror no Brasil. Começou a escrever histórias que lhe vinham à cabeça apenas para lidar com seus próprios medos, na esperança de esconjurar seus fantasmas e isto acabou se tornando seu ofício. O destaque de sua produção está na crueza como retrata as diferentes faces da humanidade, mas não é apenas isso. Todas as suas histórias contêm elementos de mistério e surpresas que desafiam o público a desvendar a mente dos personagens. Diretor, roteirista e escritor, “O Escravo de Capela” é seu terceiro livro publicado, e reconta uma lenda brasileira conhecida do nosso imaginário, mas com um viés mais adulto e toques de romance histórico, retratando o período colonial no Brasil e o sofrimento dos escravos.

O filme Condado Macabro, que terá exibição comentada na Feira no dia 14/11 ás 19h no Cine Santander no Santander Cultural, já esteve nas salas de cinema do Brasil, México, Holanda, Espanha, Colômbia, Argentina, Panamá e Uruguai. Foi vencedor de 3 prêmios de Melhor Filme (no Fantaspoa, MAC Horror Festival e Festival Mondo Estronho), de Melhor Ator (MAC Horror Festival) e de Melhor Ator Coadjuvante (MAC Horror Festival). Este ano foi vendido comercialmente para EUA, Canadá, China, Reino Unido, Áustria, Alemanha e Japão. No Brasil, o filme estreou nas salas de cinema em 2015 e, atualmente, está sendo exibido na rede Telecine e em plataformas digitais como iTunes, Google Play, Amazon, Looke. Em breve deverá entrar na Netflix também, após o término do contrato de exclusividade com o Telecine.

E neste mês de outubro,  o curta-metragem APÓSTOLOS — que integra o longa-metragem HISTÓRIAS ESTRANHAS (uma antologia de terror que uniu os principais nomes nacionais do gênero e será lançada em breve) — está presente em 3 dos principais festivais de Terror e Fantasia do mundo: SITGES, na Espanha, SCREAMFEST, nos Estados Unidos e MÓRBIDO, no México.

 

Agenda completa Feira do Livro de Porto Alegre:

 

14/11 às 19h – Sessão comentada do filme Condado Macabro no Cine Santander no Santander Cultural

15/11 às 17h – Mesa Terror, Cinema e Literatura com João Fleck e Marcelo Severo na Sala O Retrato do CCCEV

 

15/11 às 18h30 – Sessão de autógrafos

 

 

 

Ficha Técnica do livro:

Título: O Escravo de Capela

Nº de pags: 288