Malhar deixa você mais inteligente, feliz e realizado Duvida? 14 de maio de 2017

Procurando motivação para começar a malhar? Aqui estão três grandes razões, que vão muito além de simplesmente ter um corpo sarado.

Malhar dá um trabalhão.

Toma tempo. Deixa o corpo dolorido. Deixa menos tempo disponível para o sono ou para o lazer. Então por que algumas pessoas ficam tão obcecadas com isso? Por que elas raramente dormem até mais tarde ou encontram razões para ficar em casa depois de um dia cansativo de trabalho em vez de ir para a academia? O que tanto as motiva a malhar?

É vaidade? Elas têm necessidade de se sentir melhor que os outros? É o engodo narcisista da “estética”, o desejo de ser alvo de olhares e elogios? Ou será que elas descobriram alguma outra coisa? Será que não há razões mais profundas para que elas estejam dispostas a sentir dor, sofrer lesões, ficar fracas e às vezes até deprimidas, na saúde e na doença?

Bom, como uma dessas pessoas “obcecadas”, admito… ter um corpo bonito é definitivamente parte da coisa. Quem disser que não estará mentindo. Tanto os homens quanto as mulheres gostam de ter músculos, ficar magros, ter o tipo de corpo que faz com que as pessoas digam “uau!”. Mas há razões muito mais relevantes que essa.

O que normalmente começa como uma mudança no físico com o tempo acaba, sempre, se tornando uma transformação mental, emocional e o que alguns chamam de transformação… espiritual. 

 Neste artigo explicarei as razões motivadores mais profundas para começar a malhar imediatamente referentes a esses três aspectos.

Razão motivadora #1:
Malhar deixa você mais feliz

Não digo que malhar deixa você mais feliz num sentido filosófico: trata-se de um efeito emocional e imediato. Fazer exercícios vai deixar você mais feliz.

Como funciona isso exatamente? Na verdade é fisiológico. Fazer exercícios faz com que o corpo libere hormônios do prazer, como serotonina, dopamina e norepinefrina, todos eles  têm papel fundamental no humor e na sensação geral de bem-estar. O efeito é tão poderoso que pesquisas indicam que exercícios podem, sozinhos, tratar e prevenir a depressão.

Portanto, é simples assim: comece a malhar hoje que seu sistema endócrino fará o melhor possível para lhe manter cronicamente feliz.

 

Razão motivadora #2:
Malhar deixa você mais inteligente

Assim como o aumento da felicidade, o aumento da inteligência é bem real e quantificável. E “mais inteligente” não significa “tipo se sentindo mais inteligente”, significa melhor funcionamento cerebral de forma mensurável.

“Apenas dez minutos já podem mudar o cérebro”, diz John Ratey, psiquiatra da Harvard Medical School e autor do livro book Corpo ativo – Mente desperta. De acordo com Ratey, os exercícios provocam mudanças químicas no cérebro que o ajudam a criar novas células e novas conexões entre as células. O que isso significa em termos práticos?

  • Memória melhor
  • Mais facilidade de aprendizado
  • Raciocínio mais rápido
  • Maior capacidade de concentração
  • Proteção contra doenças cerebrais causadas pela idade

Ironicamente, a verdade é que a academia é um dos melhores lugares para trabalhar o cérebro, além dos músculos.

 

Razão motivadora #3:
Malhar melhora sua vida

Uma das minhas crenças é a de que quem conseguir conquistar o corpo dos sonhos também será capaz de conquistar a vida dos sonhos. Como assim?

Bem, eu acredito que alcançar nossas metas de boa forma pode nos mudar fundamentalmente como pessoas. Acredito que esse processo pode nos mostrar como superar nossos medos e fraquezas e nos ensinar muito a respeito de como ter sucesso em todas as áreas da vida.

Em verdade, acredito que malhar nos ensina três poderosas lições de vida:

Malhar regularmente nos ensina que aquele que se esforça colhe os frutos do esforço. E quanto maiores os esforços, mais numerosos os frutos.

A maioria das pessoas têm um terror secreto de se esforçar na vida, por isso sempre procuram atalhos, querem mais por menos; querem ser mais espertas, não mais esforçados, achando que tem de haver um caminho fácil. Ora, isso é conversa fiada.

Queira você muito dinheiro, um bom casamento ou um corpo bonito, eis uma regra que será sempre verdadeira: Na vida, só há atalhos para a mediocridade. Se você quiser mais, precisará fazer mais.

Ou se faz o trabalho ou não se faz. Faça-o bem e você conseguirá vencer. Malhar é um lembrete diário disso e pode transformar você em um filho da puta forte e resistente que simplesmente não desiste.

Malhar regularmente nos ensina a aceitar o processo de chegada.

Quantas pessoas você conhece fantasiam a respeito da conquista das coisas mas rapidamente se entendiam com o “processo trabalhoso” necessário para isso? Bom, essa obsessão patológica pela gratificação imediata, que é muito comum, é uma maneira certa de falhar em, na verdade, praticamente tudo.

Seja na perda de peso ou no trabalho, o sucesso sempre leva mais tempo do que gostaríamos. Em face disso, quanto menos sensações de inquietação, impaciência e frustração tivermos, melhores serão todos os nossos empreendimentos na vida.

E o que malhar tem a ver com isso? Tudo, pois nos ensina a apreciar o processo de chegada e nos desvicia da ideia de que a satisfação só vem de ter, não de fazer. Se você malhar regularmente, aprenderá a apreciar o processo de fazer melhoras pequenas e estáveis que, com o tempo, gerarão uma grande mudança.

 

Se você aplicar essa mentalidade para outras áreas da sua vida, coisas maravilhosas poderão acontecer.

Malhar regularmente prova que você pode fazer mais do que imagina.

 

Quando decidem fazer algo criativo ou construtivo, a maioria das pessoas encontram forças internas que parecem querer que elas falhem. Essas forças dizem que somos idiotas, fracos demais, preguiçosos demais, medrosos demais. Algumas pessoas as chamam de resistência, enquanto nossos ancestrais as chamavam de demônios. Chame-as você do que quiser, o fato é que elas são reais e ótimas no que fazem.

Se damos ouvidos a esses sussurros, eles crescem. Se continuamos a prestar atenção neles, eles nos convencem de forma traiçoeira que é melhor ficar pequeno e jogando na reserva. Que é melhor nem tentar.

Mas quando você malha regularmente, aprende a abafar essas vozes. Aprende que você consegue estabelecer e alcançar metas na academia, e essas pequenas vitórias reforçam sua crença em si mesmo. Quanto mais ganha na academia, mais você acredita que pode ganhar na vida e isso pode ser uma grande virada de mesa.

 

Se você estiver pronto para começar a ter ganhos reais na academia, você precisa ler estes livros…

 

Vamos dizer a verdade: nada é mais desmotivador do que malhar todo o dia e não ver melhora nenhuma.

A verdade é que se você treinar, comer e descansar direito, poderá ganhar músculos e perder gordura semanalmente… e até ver as mudanças no espelho.

Foi por isso que escrevi Mlahar, secar, Definir – A  Ciência da Musculação . Nesse livro, eu ensino EXATAMENTE o que você precisa saber para ganhar músculos e perder gordura com facilidade e rapidez, e tudo isso comendo coisas gostosas e saudáveis. No livro ainda incluo um plano de preparo para malhação.  Preparado dar dar um novo salto em sua qualidade de vida?

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